19 de nov. de 2010

Review: F.E.A.R : First Encounter Assault Recon (PC / Xbox 360 / PS3)

Chernobs aterrorizando \,,/

Dessa vez vou falar de um game não muito recente: F.E.A.R : First Encounter Assault Recon. Um jogo FPS de terror que chegou com mecânicas muito interessantes e inovadoras. Além, é claro, de muitos sustos. Um jogo proibido para os jogadores mais medrosos e indispensável aos "machões".



A menina altos cabrera, que praticamente representa o game (essa lindeza aí de cima e.e), foi usada em experimentos afim de criar soldados com poderes paranormais.O avô dela, que trabalhava na empresa responsável, descobriu que ela possuia poderes paranormais e deu a "ideia" de utilizá-la para criar os soldados.Ela, na época uma adolescente, foi forçada a engravidar (não pelo método convencional '-') afim de fazer nascerem esses soldados. É aí que nasce você e seu irmão gêmeo. Este último, vira a se tornar o seu inimigo. Depois que você nasce, percebesse que Alma (a "menininha") tem uma ligação meio cabulosa com os filhos. Por isso ela é morta. O problema é: depois de alguns anos (quando você já é adulto) essas "ligações" voltam. Mas você não faz as vontades dela, e seu irmão faz. Isso faz de vocês inimigos. E é aí que começa a trama toda.

Esse seu "maninho" se utiliza de poderes diferentes dos seus. Ele, ao comer partes dos corpos das pessoas, adiquire as lembranças dessas pessoas. Além disso, ele se utiliza dos poderes de Alma para controlar a mente de soldados da sua corporação, que atende pelo nome de F.E.A.R..
O seu poder é o "slow-motion". Seus reflexos e sua velocidade aumentam incrivelmente durante um curto período de tempo. Tempo mais que suficiente para dar uma surra nos seus inimigos e para deixar o jogo muito emocionante.
Alma, mesmo estando teoricamente morta, está viva. Eu sei que ficou confuso, mas achei que essa seria a melhor forma de explicar isso. Durante o jogo, você vê ela muitas vezes e ela é culpada por uma série de assassinatos que ocorrem nesse jogo. Assassinatos muito cruéis e sanguinários, feitos todos por vingança. Até mesmo o avô dela é morto por ela, na sua frente, e de uma forma muito fria.

Uma mecânica que, na época de lançamento desse jogo era praticamente única, é a de destruição do cenário. Os tiros abriam buracos enormes nas paredes. Armas com calibres muito grandes (por exemplo um rifle que atira "pregos" maiore que a sua mão O-O) deixam balas presas nos corpos dos inimigos (é muito foda ver aquela barra de ferro saindo da cabeça do inimigo) e nas paredes. Você também pode pregá-los nas paredes com essa arma.
Existe uma pitada de futurismo (isso existe ??) nesse jogo. Robôs muito chatos e algumas armas a laser aparecem eventualmente. As próprias armas que você carrega tem um estilo futurista. As armaduras dos soldados... muita coisa remete a um futuro não tão distante.


As alucinações do seu personagem vão fazer você ter alucinações na vida real. Entretanto você vai querer ter algumas, porque elas são muito fodas e.e, embora você saia delas morrendo de medo e olhando para os lados a qualquer sinal de barulho.
Pra finalizar, se você está jogando FEAR e alguém entra, você vai tomar um susto e aquela pessoa um chingão. Esse jogo consegue fazer você ficar muito tenso, esperando levar sustos a qualquer momento (acredite, você nunca mais vai querer andar em um corredor escuro e.e). Se pá, você fecha FEAR e diz "Hey, eu sobrevivi!". Esse jogo merece ser jogado \o/

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