23 de nov. de 2010

Review: Darwinia (PC)

FireWolf quem vos fala (quer dizer, escreve… ou seria digita? posta? whatever)

Agora que já comecei a fazer reviews de jogos indie (indie: títulos feitos por produtoras independentes, geralmente desconhecidas pelo grande público) está na hora de fazer mais uma. O assunto de hoje é o jogo Darwinia, criado pela inglesa Introversion.





Darwinia é um mundo virtual (criado por um programador/cientista/whatever) completamente auto-sustentável. Habitado pelos darwinians, seres de inteligência artificial que se parecem com bonecos-palito verdes. Você (de alguma forma) conseguiu acesso a esse mundo virtual, sendo logo de cara recebido pelo criador desse mundo com algo como um “WTF ARE YOU DOING HERE? ò.ó”. Depois de um pouco de conversa (na verdade ouvir o cara falando) chega-se à conclusão de que, já que você está conectado a Darwinia, você pode ajudar: Um vírus de origem desconhecida invadiu Darwinia, está deletando darwinians e dominando o lugar. No momento em que você se conecta a situação está tão crítica que é mais fácil achar os vírus (que aparecem como criaturas vermelhas) do que os poucos darwinians sobreviventes. Cabe a você (com a ajuda do criador de Darwinia) acabar com o vírus, repopular Darwinia e fazer esse mundo virtual voltar a ter todas as suas funções.



Darwinia pode ser classificado como um action RTS, sendo que suas mecânicas são bastante simples (não há de se preocupar com sistemas mais complexos, como em RTS’s mais clássicos como Age Of Empires) porém a ação é bem mais interativa do que a maioria dos RTS (você controla a suas tropas como se fosse um jogo de ação em terceira pessoa, digamos assim). O visual é bastante único, sendo que eles são propositalmente simples para passar a idéia de “mundo virtual” mas ao mesmo são tempo extremamente belos.

Como mencionado anteriormente, os darwinians são seres de inteligência artificial. Logo, não há como você controlá-los  diretamente. Darwinians também são seres pacíficos (e frágeis), portanto não há como você usá-los para destruir os vírus.

“Diabos, mas então como vamos chutar a bunda desse maldito vírus, godammit?”

Simples. Em Darwinia você pode usar programas, que são basicamente suas tropas. Você tem soldados, engenheiros e mais tarde os líderes (não me recordo se há outros programas, creio que não). Os soldados cobrem a função de eliminar os vírus, sendo que você pode (e meio que deve, sendo que acho essa uma das partes mais legais do jogo) controlá-los manualmente, controlando a mira deles, o movimento e granadas. Os engenheiros recuperam construções que estão fora de atividade e coletam almas (falo delas em um instante). Os líderes servem para você poder guiar os darwinians, o que é bastante útil quando você tem que faze-los trabalhar operando máquinas. Todos os programas (e funções específicas como certas armas dos seus soldados) podem receber upgrades, sendo que quem faz os upgrades é o próprio criador de Darwinia. Por padrão ele vai melhorando o que bem entender, mas se você quiser pode-se indicar para ele quais as suas prioridades de upgrades. Os upgrades avançam apenas pelo tempo, não sendo influenciado por jeito que você usa os programas que se quer melhorar.

Todo darwinian possui dentro de si uma alma, que se separa do seu corpo quando ele é deletado. Os vírus tomaram posse de muitas almas de darwinians, pegando-as para si. Quando um vírus é deletado, a alma dele é solta. Você pode usar engenheiros para coletar essas almas e levá-las para incubadoras, onde as almas são transformadas em darwinians.

darwinia_squad
Nesse momento você já deve ter entedido mais ou menos como funciona Darwinia: Você deleta os vírus, coleta as almas e aumenta a população de darwinians. E então?

Então está na hora desses darwinians folgados deixarem essa vida boa de sobreviventes resgatados e trabalhar, ora!

Como citei lá encima Darwinia é um mundo completamente auto sustentado pelos darwinians, sendo que eles operam máquinas de extração de minérios, geradores, etc. Cabe a você guiar os darwinians para os seus postos de trabalho (usando os líderes para fazer uma espécie de migração) e faze-los cumprir suas funções.

Eu particularmente confesso que não cheguei a terminar Darwinia, talvez por não ser um fã de RTS (respeito o gênero e conheço seus principais títulos, mas simplesmente não consigo gostar tanto quantos certos amigos meus). Mas isso não significa que o título não me agradou, muito pelo contrário! Darwinia é um dos jogos que tenho orgulho de ter em meu Steam (no momento está custando 9,99 doláres, se estiver interessado) por ser um jogo realmente único e bem polido pela Introversion. Se você está se interessando pelo gênero Real Time Strategy e não tem muita certeza por onde começar a entrar no gênero (ou não consegue se adaptar no momento à Age Of Empires ou Warcraft) recomendo jogar Darwinia, por ser simples e divertido, fazendo você querem conhecer mais do gênero. Claro que se você já estiver bem inserido no gênero, pode ser uma boa idéia ainda assim checar Darwinia, por ser algo simples e rápido, que pode te lembrar o porquê de gostar desse gênero em primeiro lugar.

SAVE US

Parar o tempo temporáriamente é algo que,
ao mesmo tempo que faz o completo sentido,
se analisado de forma correta não faz sentido algum”
FireWolf

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