14 de nov. de 2010

Review: Dissidia Final Fantasy (PSP)

Yo dawg, FireWolf is back :D

Poisé… Depois de ser deixado de lado por um tempo por problemas técnicos, o ON está on novamente! (perdão pelo trocadilho, mas não tinha como deixar passar esse).

Então, para marcar a volta do blog Orgasmo Nerd a sua atividade, farei o prometido review ( que confesso que estava enrolando para fazer) do título Dissidia Final Fantasy exclusivo para o portátil da Sony, o Playstation Portable (PSP).


DADDY IS BACK, BITCHEEEEES!!


Ok, o principal motivo de eu ter enrolado TANTO pra fazer essa review é o fato de que eu não sei nem por onde começar a descrever esse jogo, sendo que tem MUITA coisa que quero escrever sobre ele.Então, o que é “Dissidia Final Fantasy”?

Awesome Final Fantasy

Primeiramente: Não, eu não faço idéia do que a palavra “Dissidia” significa, mas imagino que seja um sinônimo para “Awesome”.

Segundamente: Dissidia Final Fantasy é bem diferente dos jogos da série Final Fantasy que você provavelmente já jogou (a não ser que você seja do futuro e esteja nesse momento jogando Dissidia Duodecim, mas isso é outra história).


"Squall tolo, trazendo uma espada para um duelo de pistolas..."

Em relação ao gameplay, Dissidia Final Fantasy é um jogo de luta (sim, um jogo de luta na série Final Fantasy) obviamente misturado com RPG, uma mistura que de cara pode soar estranha, mas o título da Squre Enix consegue fazer um equilíbrio perfeito entre os dois gêneros.

Claro que não se deve esperar um jogo de luta convencional da Square, então não imagine Dissidia como um jogo de luta alá  Street Fighter ou algo do tipo.

Para se ter uma idéia de como é a ação desse título, lembre das cenas épicas de batalhas do filme Final Fantasy 7: Advent Children, com personagem praticamente voando e intensas batalhas corpo a corpo, com toda a magia da série Final Fantasy.

Pessoalmente eu preferia que o Jecht estivesse ganhando :/

Mas agora, falaremos das mecânicas por trás da ação. Afinal, você não espera que Dissidia fique preso apenas a combinações de botões, com um botão para soco e outro para chute, não é?

Primeiramente, como pode-se ver na screenshoot acima, a HUD contém 3 informações de cada personagem:
  1. HP, a barra azulada na horizontal, com um número embaixo indicando a quantidade numérica de HP.
  2. EX Bar, a barra vertical localidada nas extremidades da tela (no caso da screen, ambos os personagens estão com suas barras completas).
  3. Bravura, essa sendo a única informação que não é representada por uma barra, apenas por números localizados logo acima da HP bar.
Todo jogador de RPG que se preze sabe o que significa HP, mas para os leigos:  HP significa Health Points/Hit Points que é basicamente a sua “vida” HP no zero = game over man!

A EX bar é um conceito mais usado em jogos de luta (embora exista RPGs que também usam esse sistema), basicamente, quando a barra se enche (o que é feito absorvento a energia EX que fica no ar durante as batalhas, sendo que cada golpe geralmente libera um pouco dessa energia EX no ar) pode-se ativar o EX Mode apertando R+quadrado, entrando mudando a aparência do personagem (pra mais badass, obviamente), e podendo-se usar um golpe EX, único de cada personagem, que pode causar danos foderosos.

Durante o EX mode, o HP é recuperado gradualmente, fazendo você querer ficar um pouco mais tempo nesse modo antes de usar o golpe EX para recuperar mais HP, dando mais possibilidades estratégicas.

Finalmente, os pontos de Bravura. O conceito em si de bravura é bastante simples: quanto maior a sua bravura, maior será o dano causado quando você acertar um golpe no seu oponente.

 Screen minha, sou foda (H)

Acho que é melhor um exemplo prático:

Digamos que você tenha 800 pontos de bravura e seu inimigo tenha 1000 pontos de HP. Você acerta um golpe no motherfucker (simplesmente por você não gostar de jeito que ele te encarou, motivos para atacar é para os fracos). Como você tem 800 de bravura, seu infeliz inimigo perderá 800 pontos de HP, ficando com apenas 200 (1000 – 800 = 200, ya know), agora o próximo passo é olhar nos olhos do infeliz e ver a expressão dele de “agora fodeu a kombi de vez”, OH YEAH!

Mas então você vira seus olhos para a sua bravura, apenas para ver o quanto você poderá ownar o filho da…

WHAT THE FUCK!?

Você vê apenas um grande zero na sua bravura, OH NOES!

Enquanto você fica distraído com tamanho absurdo que é sua falta de bravura, seu inimigo se levanta e usa sua espada colossal (Sephiroth, why?) em você.

WHY?

Você está morto, seu inimigo está vivo. As últimas palavras que você ouviu naquele dia ecoam na sua mente por dias:

“Noob.”

Então, what the hell just happened?

Depois de arrancar um pedaço da barra de HP do seu adversário, sua bravura automáticamente é reduzida para zero por alguns momentos, antes de aumentar para o valor padrão do personagem (que depende, well, do personagem).

“Mas FireWolf, como eu aumento minha bravura? D:”

Simples:

GET BACK HERE YOU SON OF A...

Em Dissidia, você usa 2 botões para atacar (“SÓ DOES? D:”, só dois. *toma um gole de café*): quadrado e círculo. Sendo o primeiro usado para “ataques de HP”, que… bem, atacam o HP do oponente.

O círculo é usados para “ataques de bravura”, que são bastante diferentes dos ataques de HP, sendo que quando você leva um golpe de bravura, seu hp permanece intacto (AEEEE), sendo que sua bravura diminui um pouco, sendo esse mesmo pouco adicionado ao seu oponente (FUUUUUU).

Exemplo prático again:

Você tem seus 200 pontos de bravura, seu oponente tem 800. Você não quer perder 800 de HP quando for acertado pelo seu oponente e não pretende se contentar com míseros 200 de bravura. Digamos que um golpe de bravura seu tire 200 de bravura.

Você acerta um golpe de bravura em seu oponente. Ele perde 200 de bravura, tendo como 600 seu total atual. Você ganha 200 de bravura, sendo 400 seu total atual.

Seu oponente joga mal pra caramba e você consegue acertar mais 3 golpes de bravura. Seu total de bravura agora são incríveis 1000 pontos, o seu inigo tem um não-tão-incrível zero em seu contador de bravura.
E se você usar outro ataque de bravura?

Sua tela irá piscar e no lugar de um zero, você verá uma palavra no contador de bravura do oponente. Uma palavra que te fará sorrir:

BREAK

Quando o oponente entra em break, a sua bravura recebe um bônus, que seria a bravura do cenário (número entre as barras de HP dos jogadores) que geralmente são valores altos. Quanto ao oponente, sua bravura vai aumentando automáticamente para a bravura base (depende de cada personagem) porém se ele tentar desferir um golpe de HP, o dano causado será zero. Porém após desferir esse golpe a bravura dele irá automaticamente para o valor base.

Em resumo: quando alguém entra em break, não importando quem seja, você quer meter um golpe no HP do oponente o mais rápido possivel.

Bem. Acho que isso cobre o básico do gameplay. Ainda tem mais sistemas no meio disso, como combos (golpes de bravura que abrem uma chance para usar golpes de HP únicos), multiplicadores de dano, summons (que podem ter os mais diversos efeitos sobre a bravura), etc.

Mas falaremos um pouco sobre os modos de jogo.

What?

Em dissidia temos 5 modos de jogo:
  1. O modo história, dividido inicialmente em 12 partes: 1 tutorial, 1 para cada personagem do lado de Cosmos (somando 10) e Shade Impulse, que seria a parte final da história.
  2. Arcade Mode, divido em cursos que vc libera no PP Catalog (explico depois).
  3. Quick Battle… You know, batalhas rápidas contra a cpu.
  4. Communications Mode. Leia-se: Multiplayer.
  5. [SPOILER CENSURADO], que só é liberado após se terminar o Shade Impulse.
A história é bastante simples: Os heróis da série (só até o Final Fantasy X) se aliaram a deusa da harmonia: Cosmos, enquanto os vilões se aliaram ao deus da discórdia: Chaos. Os dois lados lutam porque… Bem, porque se não houvesse lutas esse jogo não existiria. Also, os fãs pediram com carinho.

A história é contada atravéz de belas cutcenes, diálogos por texto e uns poucos CGs.

O multiplayer é apenas por Ad-Hoc (rede local). Sorry, nada de lutas via internet para você. O multiplayer funciona atravéz de Friend Cards, que são trocadas entre jogadores (e você pode checar sua coleção de friend cards no modo communications mode) é possivel desafiar para batalhas e lutar contra o “Ghost” (personagem escolhido pelo dono do friend card para representá-lo), é possivel lutar contra ghosts mesmo em estado offline.

Conforme você ganha partidas (e cartas de moggles, que chegam todo dia) você acumula Player Points (PP) que podem ser gastos no PP Catalog em uma infinidade de coisas, desde personagens, roupas e cenários novos até novos courses para o modo arcade e novos ícones para usar em seu Friend Card.

Em conclusão, Dissidia Final Fantasy é um jogo que pode ser encarado tanto de uma forma casual, jogando multiplayer com amigos e matando tempo no arcade mode, até do modo mais hardcore possivel, terminando toda a história (o que pode ser um desafio longo e nem tão fácil) e upando os personagens para o level 100 com os melhores equipamentos possíveis. É um jogo que pode facilmente sugar mais de 200 horas de sua vida, com todos os seus sistemas para serem dominados e todos os diferentes tipos de pontos para serem obtidos.

Dissidia Final Fantasy facilmente ganha o mérito de ser um dos melhores jogos do Playstation Portable.
review pronta, finalmente.Sim, essa review ficou longa as fuck, então se você leu tudo isso saiba que eu te amo <3
(Se você for homem, apenas acho que você é um cara legal, não te amo. Sorry)
FireWolf

Um comentário:

  1. haha, nem ficou tão longa essa review... tá, ela ficou longa bacarai HAUHUAHUAHAUHAH

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