Então, como o Thanatos já apresentou, a Sony anunciou a algumas horas atrás o novo membro da família Playstation, por enquanto chamado de NGP – Next Generation Portable, não confundir com NeoGeo Pocket - (não se preocupem, logo eles devem mudar para PSP2 ou algo do tipo). E como o Thanatos já avisou, está na hora de eu explicar os detalhes dessa besta.
Primeiramente, como todos (ou pelo menos os donos/críticos do PSP) já devem ter notado, finalmente temos dois analógicos. DOIS ANALÓGICOS! (repetição apenas para fim de enfâse, não tente reproduzir isso em casa). e se prestar atenção, os analógicos são diferentes do (único) análógico do PSP, sendo que estão mais parecidos com os analógicos de um Dualshock, sendo mais “saltados” e mais confortáveis do que o analógico do PSP, que de tão… diferente, chegava a ser confundido com a saída de som pelos leigos.
Além dos novos analógicos, temos sensores de movimentos, para ser mais específico, o mesmo sistema SIXAXIS usado nos controles do PS3 (tanto no SIXAXIS quanto no Dualshock 3), além de mais um compasso de 3 eixos.
Ainda em relação a controles, o NGP apresenta em sua parte traseira um touchpad, que é basicamente uma placa sensivel a toque, não sendo uma tela.
Falando em sensível ao toque, a nova tela OLED de 5 polegadas (resolução 960x544, quatro [4!] vezes maior do que a resolução do PSP) também é sensível ao toque.
Como em praticamente qualquer aparelho portátil ultiamente, o NGP contém 2 camêras, uma voltada para o usuário e outra na parte de trás do portátil.
Caso alguém esteja (por algum motivo) se perguntando, agora existe um botão (botão!) para ligar o portátil na parte superior do portátil, eliminando o slide que tinha essa função na lateral dos PSPs.
Em relação a características que não são visíveis fisicamente, temos tecnologia 3G (mesma usada em celulares, para acessar a internet em qualquer lugar) além do bom e velho Wi-Fi, Bluetooth e, além de tudo, GPS.
Em relação a UI (User Interface) o NGP não usará mais o XMB (Cross Media Bar), que a Sony tanto se gabava se ser universal, usada em PSPs, PS3s e TVs da linha Bravia. No lugar disso, temos o “LiveArea”, um menu baseado em toque (aparentemente semelhante as UIs do iPhone e do Android) onde se pode acessar diretamente seus jogos, aplicações (app) e, é claro, a PSN e a PS Store.
Como novidades temos (finalmente) o suporte para troféus, se comunicar com amigos na PSN (como é no PS3) e o app chamado “Near”.
O “Near” usa a função de GPS do NGP para mostrar onde você está e esteve, além de localizar outros NGPs perto de onde você está. Usando a conexão à PSN, é ainda possível ver o perfil de cada jogador ao redor e ver o que estão jogando, usando o acesso à PS Store, é possível comprar na hora o jogo que estiver sendo jogado.
Mas de que adianta tudo isso sem os jogos? Já há uma lista de jogos em desenvolvimento para o NGP (nenhum com o nome final):
- Call of Duty
- Broken
- Gravity Daze
- Hot Shots Golf
- Hustle Kings
- Killzone
- LittleBigPlanet
- Little Deviants
- Reality Fighters
- Resistance
- Smart As
- Uncharted
- WipEout
E logo de cara foi mostrado o poder do NGP, sendo que ninguém menos que Hideo “Fucking” Kojima subiu ao palco para mostrar o NGP processando, em tempo real, uma cutscene do íncrivel Metal Gear Solid 4, exclusivo para o PS3. O portátil conseguiu processar a cutscene sem problemas, awesome!
Além disso, também foi exibido o NGP processando Yakuza: Of The End, Lost Planet 2, Uncharted, e a Unreal Engine 3 (não que a Unreal Engine no NGP fosse tão surpreendente, ela roda até no iPhone godammit). Foi dito que tudo pode ser transcrito do PS3 para o NGP.
Em relação a jogos que serão realmente lançados para o NGP, tivemos demonstrações do gameplay de Uncharted e Little Deviants.
Em relação a como conseguiremos esses jogos, o NGP usará uma nova mídia física baseada em flash, que fisicamente se parece bastante com a mídia usada pela nintendo no DS e no 3DS.
Então por enquanto é isso, see ya! o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário